
Com ação, Defesa Civil busca minimizar incêndios, principalmente em vegetações, causados pela falta de chuvas e baixa umidade do ar
A partir de junho, as cidades sofrem com a falta de chuvas e a baixa umidade relativa do ar (URA), que facilitam os casos de incêndios, principalmente em vegetações. Para minimizar estes problemas, a Defesa Civil de Jundiaí está em andamento com o Plano de Contingência Operação Estiagem 2024. A ação vai até o dia 30 de setembro.
Caso a umidade relativa do ar esteja entre 30 e 100%, a situação é considerada estável, cabendo Observação. Entre 21 e 30%, o estado é de Atenção. A situação passa a ser de Alerta quando a URA está entre 12% e 21%. Menor que 12% indica estado de Emergência.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp , Telegram e Linkedin
Defesa Civil realiza mapeamento
O órgão público mapeia e monitora áreas com maior incidência de incêndios, para rápida ação em caso de fogo. Além disso, realiza cursos gratuitos e abertos ao público para ensinamento e aperfeiçoamento dos procedimentos de ação, em caso de ocorrências de incêndio.
Outra ação é a divulgação de boletins com informações sobre a previsão do tempo, a umidade relativa do ar, os riscos de incêndio, as temperaturas máximas atingidas ao longo do dia e a velocidade máxima do vento – que pode contribuir com o alastramento do fogo. “O esforço conjunto tem sido um sucesso e há anos não registramos ocorrências mais graves na cidade”, afirma Dr. Gustavo Maryssael, Gestor da Casa Civil.
Os envolvidos na Operação realizaram reunião para debater medidas a serem tomadas em lugares onde, frequentemente, acontecem incêndios, além dos pontos a serem discutidos com as concessionárias de rodovias e das ferrovias. O objetivo é ajustar as ações preventivas desta temporada.
“As iniciativas visam, principalmente, prevenir qualquer tipo de ocorrência, mas também combater rapidamente para minimizar os efeitos negativos das queimadas. A informação é a melhor maneira de preparar as pessoas para lidar com as situações, por isso faremos cursos e divulgaremos os boletins. Contamos com a colaboração da população para garantir a vida e o bem-estar de todos”, ressalta o coronel João Osório Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí.
TELEFONES ÚTEIS
- Defesa Civil: 199 e (11) 4586-0666
- Corpo bombeiros: 193
- Guarda Municipal: 153
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o
GIRO
noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.